Skip to content

Rostos Católicos na Separação: o Patriarca Mendes Belo

Março 15, 2011

António Mendes Belo, o Patriarca de Lisboa à data da proclamação da República, era um personagem controverso. Muitos republicanos e alguns monárquicos acusavam-no de dever o Patriarcado a João Franco, o antigo ditador, e , depois do 5 de Outubro,  acusá-lo-iam de usar o seu cargo para apoiar os monárquicos liberais. Antes de ser nomeado para Lisboa, fora bispo do Algarve e tivera intervenções notadas na Câmara dos Pares, defendendo a Igreja Católica; mantivera relações próximas com a família real deposta. Belo cumpria com esmero os rituais solenes da Igreja; vemo-lo abaixo, já muito próximo do seu fim,  numa cerimónia de lava-pés, na Semana Santa, de 1929, numa bela foto do Arquivo Municipal de Lisboa.

O Patriarca Mendes Belo agiu com diplomacia mas, antes da «concordata informal» de 1918, não cedeu à República. Voltou à sua sé em Janeiro de 1914, findo o desterro de dois anos que o Governo lhe aplicara em Janeiro de 1912, e o primeiro ministério Afonso Costa proibiu-o de celebrar naquele templo. A proibição caiu mal na opinião republicana, como mostra este extracto da Ilustração Portuguesa de 16 de Fevereiro de 1914.

A acção de Mendes Belo face à República depois de 1918 é outra história.  Mas então já não é um jovem, pois nascera na década de 40 do século XIX. Para muitos católicos, a face visível do Patriarca era então o seu secretário desde 1908, o cónego Joaquim Martins Pontes, que desempenhou também algumas missões significativas nas relações com o Estado.  Vemo-lo a seguir, numa foto da Ilustração Portuguesa.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: