Skip to content

A Separação Há Cem Anos: O Entrudo e a Ameaça Jesuíta

Março 15, 2011

Os portugueses da classe média continuavam a 15 de Março de 1911 a folhearem a Ilustração Portuguesa de 13.  O carnaval era um grande tema; aumentara o número de crianças mascaradas em Lisboa,  o que era um efeito inesperado da República. A revista ilustrada aproveitava para pôr meninas mascaradas de freira acima das meninas mascaradas de República – pretextando que as freiras eram ridiculariadas, o que por certo estava longe de ser uma opinião unânime dos leitores da página abaixo reproduzida.  Era Carnaval, ninguém levava a mal.

A questão religiosa re-aparecia na grande imprensa. Na sua página 2,  A Capital desse dia 15 salientava as renovadas malfeitorias do padre Gonzaga Cabral e dos seu «apaniguados». Os «apaniguados» eram os jesuítas. A malfeitoria consistia na distribuição de um panfleto de crítica à República, numa localidade da raia minhota. O vespertino republicano, queria salientar que os jesuítas continuavam a combater a República e que tinham de novo sido derrotados. Segue a notícia.

O título da notícia nem precisava de referir que Cabral era o superior dos jesuítas, o que revelava a força da propaganda republicana – pelo menos junto dos seus militantes de um grupo social alto, pois eram eles os leitores d’ A Capital. Bastava o subtítulo.

A imprensa católica estrangeira prosseguia os seus ataques à República. Nesse mesmo dia 15, La Croix, o diário católico francês, apresentava na primeira coluna da sua primeira página, debaixo do seu dramático Cristo na cruz, um sumário dos tristes acontecimentos de Setúbal de modo a fazê-los parecer uma subversão grave. E trocava o nome da cidade sadina, como o leitor pode verificar lendo a reprodução da notícia.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: