Skip to content

Um inédito: o Arcebispo de Cantuária protesta contra a Lei da Separação, antecipando-se ao Papa São Pio X

Março 9, 2011

O documento acima é uma preciosidade. É a primeira página da carta que o Arcebispo de Westminster, primaz da comunhão anglicana, enviou ao ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Sir Edward Grey, solicitando-lhe que contrariasse a Lei da Separação do Estado das Igrejas, pelo menos no referente às congregações anglicanas em Portugal, que tinham criticado aquele diploma legal.  A carta está datada de 23 de Maio de 1911; a encíclica papal Iandudum in Lusitania foi datada do dia seguinte; a data 24 a encarnado é a do carimbo de entrada da epístola no Foreign Office. A missiva do arcebispo não foi divulgada, ao passo que o protesto papal foi público. Os republicanos portugueses nunca reconheceram aquela diligência do Primaz anglicano, pois na sua propaganda preferiam reclamar-se do apoio protestante, para tentarem isolar o catolicismo.  A fotografia acima reproduzida foi realizada no Public Records Office, em Kew Gardens, Inglaterra, onde estão depositados os arquivos do Foreign Office britânico.

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Março 9, 2011 10:49 am

    O documento é admirável na sua precisão e deve ser interessante analisar o memorandum na parte que se refere ao cumprimento dos tratados. A exigência de garantias escritas sobre a inaplicabilidade da lei aos anglicanos também me parece oportuna. Naturalmente, deve ter sido um alivio para o Edward Grey por uma vez não ter de pensar na Alemanha ou, pior, nos Balcãs.

  2. Março 9, 2011 1:21 pm

    Excelentes observações, Dr. Carlos Gaspar! As palavras seguintes parecem propaganda do livro e são propaganda do livro «A Separação do Estado e da Igreja»: a dimensão internacional da Lei da Separação é nele analisada. Edward Grey talvez tenha respirado de alívio por se livrar dos Balcãs – mas teve outros e surpreendentes motivos de preocupação, que o livro procura explicar. Seja como for o génio de Grey ressalta da questão portuguesa – da da Lei da Separação e da sobrevivência da República.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: